E a saudade? – da nossa viagem, daquela tarde, daquela risada, do último destino

ju 7

Dizem que a saudade é a melhor prova que o passado valeu a pena. Mas quando esse passado  inclui pessoas, lugares, histórias e momentos, será que tudo ainda é passado? Realmente ficou para trás? Ou será que levamos tudo que vivemos  com a gente pra sempre. Eu acredito que o passado só se torna passado, quando colocamos um ponto final, e seguimos uma nova direção. Quando continuamos algo que começamos ontem, para mim são reticencias…
Viajar será sempre “ três pontinhos”, pode até ter começo, meio e fim, mas não deixo nada no caminho, levo tudo comigo por onde quer que eu vá. Quando decidi viajar para o Canadá, foi sem dúvida, o maior desafio da minha vida, claro até meus 23 anos rs. A vida é feita de escolhas, como minha mãe sempre me diz, e muitas vezes nossas decisões colidem com renúncias e perdas. O Canadá foi um recomeço, tudo novo, do zero, e teoricamente deixei muitas coisas aqui no Brasil, claro que família e os melhores amigos se mantiveram presentes em todos os instantes da minha experiência, mas de certa forma, paramos de viver o aqui e vivemos lá.
ju 4

Para quem tem uma vida intensa, com pessoas especiais, uma família maravilhosa, a saudade é o obstáculo mais difícil enfrentado diariamente. Eram dias e dias de saudade, de vontade de voltar só para dar um oi, de sentir o melhor abraço do mundo, de comer nossa amada comidinha brasileira, do nosso próprio espaço,nossa vida e rotina, conselhos, e até aquelas broncas. São muitos detalhes que fazem a diferença quando viajamos, e lá o emocional é uma montanha russa haha, definitivamente somos inconstantes quando estamos morando em outro país.  Ainda bem que vivemos em uma geração totalmente conectada, e podemos usar o Skype, facebook, whatsapp, pois eles foram meus melhores amigos rs.

Mas aí, a vida nova vira sua vida, e aquela saudade da sua pátria deixa de ser tão forte, e passa a ser sua força para seguir em frente. Com o passar do tempo, você percebe que o bom da vida é viver cada dia uma experiência nova, ser grato por olhar pra trás e ter vivido coisas boas. A saudade vai estar sempre lá, mas a nova vida te preenche, conforta, te fascina, te ensina e você passa a sentir saudade dos dias vividos, mas desta vez, do país que você está. Pois é, a saudade do Brasil sempre esteve presente, mas com o passar dos meses, a saudade do Canadá já se aproximava, e olha que vivi muita coisa viu?!

ju 5

Foram tantas coisas, pessoas, conversas, risadas, lágrimas, lugares, aprendizados, erros, conquistas e desafios, que parece que vivi mais do que 5 meses em Toronto. E o melhor de tudo isso, guardo cada pedacinho no meu coração, são páginas da minha história, e como disse são reticências, pois mesmo que o ciclo tenha chego ao final, não deixo de relembrar e viver cada lembrança todos os dias quando acordo, e tudo ainda está em mim,ainda converso com os amigos e com pessoas inesquecíveis, vejo fotos e vídeos dos lugares que passei e sempre passa um filme na minha cabeça, meus aprendizados foram ótimos investimentos, além de muito mais. Não estou mais vivendo isso agora, mas a viagem continua. E a saudade? Ah ela está comigo sempre, cada um entende como quer, mas para mim ela sempre irá me acompanhar, afinal saudade também é um sentimento bom 😉

ju 3

Só de pensar, meu coração fica apertado, e os olhos cheios de lágrima, mas ai surge um sorriso no rosto da certeza que tudo valeu a pena. Que saudade…

Por Ju Gomes