CURITIBA – A CAPITAL DO PARANÁ E O QUE FAZER POR LÁ

 Quem está acompanhando o Estevam Pelo Mundo na TV e nossa odisseia pelo Brasil, viu que passamos por Curitiba!  A seguir, você confere o que a capital paranaense tem a oferecer – aqui no PeloMundo! 

   Chegar de avião em Curitiba ainda não é possível.  Na verdade, a cidade utiliza o aeroporto de São Jose dos Pinhais, cidade vizinha a capital paranaense.
Do aeroporto até o centro existem duas opções: o ônibus circular que por 2 reais e cinquenta te leva até o centro da cidade, ou a segunda opção que fica com o clássico ônibus executivo com trajeto direto ao centro, sem paradas durante o percurso, mas um pouquinho mais caro (10 reais).

botanico

Resolvi fazer a linha “curitibano” e tomei o circular, pois a Vivi (minha amiga com quem morei na Alemanha) me pegaria no terminal Campo Comprido, e de la iriamos ao mercado, faríamos as compras e seguiríamos pra casa dela, em Santa Felicidade. O bairro de Santa Felicidade foi colonizado por italianos, e devido a sua história rica em tradição, hoje é considerado o polo gastronômico da cidade, onde o maior restaurante da America Latina abre diariamente suas portas para locais e turistas.
Tradicional Bairro de Santa Felicidade

Na primeira noite a parada foi o Taco el Pancho, no Batel. O Batel é o bairro agito da cidade. Tido como centro da vida noturna curitibana, o bairro principal e mais badalado, ou seja, Para quem busca um bom restaurante  bar ou balada, aqui o que não faltam são boas opções. A nossa noite não parou por ai. Fomos para uma casa sertaneja chamada Hold’em, famosa, mas não tao boa como a Wood’s que reabriu suas portas na primeira semana do mês de Outubro do ano passado.

Samba no Aos Democratas

No dia seguinte, ainda pelo Batel, fomos a uma casa de samba carioca, chamada Aos Democratas. Um palco liderado por muito ritmo e alegria em um ambiente com três andares traduz um pouco do que é este bar curitibano.

Diferente da grande maioria dos bares de Campinas, aqui em Curitiba quase não existe entrada franca, sendo cerca de 20 a 30 reais para sorrir la dentro. Mas vale, sim, a pena!

curitiba
Claro que não somente a vida noturna agitada é destaque por aqui. Considerada exemplo no transporte público e conhecida pelos seus belos parques, uma boa dica é pegar o Green Bus – Curitiba Turismo. O ônibus custa R$ 27 e dá direito a cinco paradas e subidas, ou seja, você pode conferir de perto 5 das 24 paradas do busão!
O Estevam Pelo Mundo elegeu as 5 que você NÃO pode deixar de ver:

– Jardim Botânico

– Parque Barigui

– Opera de Arame

– Rua 24 horas e praça Ruy Barbosa

– Santa Felicidade

       Se você gosta de Museus, aqui está o maior deles (e de toda a America Latina). Projetado por Oscar Nyemayer e conhecido como “O Olho”, o Tour do Onibus verde curitibano tambem passa por ele! 

Museu “O Olho”
Sertanejo na Hold´em!!
Hop on Tour Bus
Choppinho antes do Tour na Rua 24hs com a Sophia
Ópera de Arame
Jardim Botânico

E para a surpresa de muitos, o Jardim Botânico vai muito além da famosa estufa de vidro em estilo art neveau, mas com seus 278 mil metros quadrados ele abriga de plantas a lojas de souvenirs e museus.
Quer saber mais sobre Curitiba?