Os vikings invadiram Dublin

Historicamente falando, Viking é um termo habitualmente usado para se referir aos exploradores, guerreiros, comerciantes e piratas nórdicos que invadiram, exploraram e colonizaram em grandes áreas da Europa e das ilhas do Atlântico Norte a partir do final do século VIII até meados do século XI.

No final do século VIII e durante o século IX os vikings, vindos da atual Escandinávia, começaram a invadir e, depois, a gradualmente se estabelecer e se misturar à sociedade irlandesa.

IMG_6974

Os vikings fundaram Dublin, a cidade capital da Irlanda, em 988. Depois da derrota dos vikings por Brian Boru, Grande Rei da Irlanda, em Clontarf em 1014, a influência viking diminuiu.

Bom agora que você já esta por dentro da parte histórica quero compartilhar com você como a população irlandesa trata a sua história. Além da era dos vikings, houve também a era do Catolicismo e muitas outras e não pensem que os irlandeses renegam seu passado.

IMG_6965

O ano de 2014 marca o aniversário de 1000 anos da Batalha de Clontarf e da Morte de Brian Boru, antigo rei irlandês. Como parte de um programa nacional de eventos para comemorar este milênio, durante os dias 19 e 20 de abril a Battle of Clontarf Viking Festival no St Anne’s Park, uma belo parque afastado da área central mas suficientemente completo pra de fazer esquecer dos problemas.

O parque foi transformado em uma vila Viking, e estima-se que mais de 40 mil pessoas estarão presentes por lá nesse final de semana de páscoa.   A tradicional encenação da batalha, evento anual na Irlanda, aconteceu nesse sábado e será apresentada novamente no domingo. Estima-se de que esta seja a maior edição da história do evento.

IMG_6986

Além dos milhares de visitantes esperados, o evento contará com mais de 300 vikings devidamente trajados e bêbados. O incrível do evento é que você se sente, completamente em outra era e se questiona do que você realmente precisa pra viver

 

Valéria Reis