Let’s go to Toronto!

994661_559678024111924_809199502_nApós tudo decidido, embarquei para as terras canadenses, um mundo totalmente novo e incrível para mim. Mais precisamente, aterrisei em Toronto, conhecida como a New York Canadense, ou nossa São Paulo Internacional. Foi lá onde escrevi os melhores capítulos da minha vida. Uma experiência simplesmente fantástica, em um dos melhores lugares do mundo. Portanto embarquem comigo nessa viagem inesquecível em Toronto.

Quando decidimos morar alguns meses, trabalhar ou estudar em outro país, a imagem deste lugar se torna diferente de quando apenas vamos passear, ou melhor, quando somos turistas. Você se sente perdido, mas ao mesmo tempo em casa, você se sente curioso mas ao mesmo tempo já conhece, você se sente sozinho mas na verdade tem muito mais amigos e família que você nem poderia imaginar que teria. Pois é, é bem isso, nos consideramos canadenses em partes, já que transformamos todos os dias em nossa rotina, nossa vida, nosso mundo. Quando digo que você se naturaliza rápido é verdade, e sabe por quê? Quando cheguei ao aeroporto, ao pegar um taxi, já conheci um indiano, qual me levou até minha nova casa, engraçado isso né? O inglês dele era bem difícil viu, hehe, mas foi muito legal sendo o primeiro contato. Chegando em casa, minha família era Italiana, mas claro Canadenses há mais de 50 anos, minha roomate da Venezuela, e minhas vizinhas uma Japonesa e uma Brasileira que claro se tornou minha Irmã por esses 5 meses, ou seja, para o meu primeiro dia já tinha conhecido pessoas de vários lugares do mundo, e desta forma, me senti bem melhor, sendo muito bem recebida e feliz em viver esse multiculturalismo muito presente no Canadá. Isto sem dúvida, foi o que me fez ficar ainda mais fascinada e apaixonada por lá, primeiro pois aprendemos o inglês e o francês em diferentes “accents” sotaques, e também podemos nos comunicar melhor com o mundo, e claro que é algo único, quando que você vai estar no mesmo espaço com pessoas dos 5 continentes? É demais, fiz amigos japoneses, venezuelanos, colombianos, espanhóis, turcos, árabes, koreanos, italianos, americanos e muitos outros. E também a receptividade e a educação independente da cultura, é muito legal, seria bom se todo país fosse assim, é tudo muito organizado e funcional.

Os Canadenses adoram Brasileiros e nos respeitammuito, isso faz toda diferença. Eu preferi só estudar Inglês e um pouquinho do famoso Francês, que foram aulas engraçadas demais, mas que valeram a pena “ J´appelle Juliana” hahah. No primeiro dia que fui para a escola ILSC, que eu super indico, já fiquei entusiasmada em ver as diversas culturas em uma mesma sala, na mesma escola. E claro que eu já fui fazendo amizades e conhecendo tudo, em questão de horas já me sentia de lá, já estava apaixonada. E ao longo desses 5 meses, fiz amigos de vários países que vou levar pra vida toda.
agosto canada 050Para ir para a escola, eu fui com as minhas vizinhas e minha roomate, então logo cedo já foi uma experiência muito legal. Aprendi em dois dias todo o transporte coletivo, que é muito bom, todos os metros são impecáveis, toda a organização e estrutura de ônibus e estações são ótimos. É algo que nós Brasileiros comparando com o nosso transporte, diríamos que seria nosso sonho. Lá a maior parte dos habitantes utiliza o transporte público – e o carro somente quando necessário. Além de ser muito prático, funciona como o nosso bilhete único, mas você paga um único valor e usa quantas vezes quiser, e o melhor pelo menos para nós estudantes, tem ônibus e metro até as 1h50 pós baladas hehehe, que acabam cedo, e também para as famosas house parties, tem o blue night, que passa em alguns lugares até quando o metro abrir, ou seja, podemos aproveitar muito, com segurança e um transporte de primeiro mundo, isso foi um grande diferencial para nós estudantes.A
Canada dezembro- neve, amigas- camera 380Além de uma estrutura incomparável, o país tem um dos invernos mais rigorosos do mundo, famoso por suas tempestades de neve, mas claro que tem tudo para atender a todos os habitantes, desde calefação nos transportes públicos, até transporte subterrâneo e outros detalhes muito importantes nos dias mais gelados do ano, e como são gelados hein? Temperaturas de Janeiro a Março chegam a -30 graus. Mas o clima Canadense também tem sua temporada mais agradável, como nos meses de verão, e paisagens exuberantes no maravilhoso outono e na primavera que começou agora. A instabilidade climática é interessante, um dia amanhece sol e no outro tudo branquinho, então para quem quer experimentar novas temperaturas, especialmente, Toronto é o lugar.

Tudo só foi possível porque o Canadá é um dos países com melhor custo benefício. Tudo depende da escola, emprego, hospedagem, alimentação e o transporte de cada um, mas é possível ter uma ótima qualidade de vida morando por lá. Mas claro que se você decidir invadir a Forever XXI, Hollister, Aeropostale, Apple, e muitas outras lojas, você vai precisar de muito mais money, pois tem muitaaa coisa legal e barata.

Lembrando que o dólar Canadense é um pouco mais baixo que o Americano, e as taxas variam até 13%, enquanto nos Eua é 8%, mas mesmo assim, vale muito a pena.
Canada Novembro- Neve e Ice Skating 103Toronto é uma cidade de primeiro mundo, com pessoas de vários países e culturas, com uma estrutura impecável, com um clima muito interessante e diferente – e muito bem localizada. Sem dúvida ela é completa, ideal para intercambistas e viajantes que querem viver experiências inesquecíveis e muito especiais. Eu vivi um sonho por 5 meses, uma experiência transformadora, um aprendizado e desafio diário, e garanto, serão os melhores momentos da vida de vocês. TORONTO IS AWESOME.

JU GOMES