St. Patrick’s Day

Depois de oito semanas na Irlanda, ouvindo TODOS OS DIAS sobre St. Patrick’s Day, fiquei me perguntando, o que tem de tão especial nesse evento? Quem é St. Patrick’s? Porque a cidade recebe mais de 250 000 mil visitantes? é um evento religioso? Mas pode beber? O que a gente faz? Porque todo mundo usa verde? É melhor que carnaval?

IMG_5544

Li em milhares de sites tentando entender o que era esse dia tão especial para os irlandeses, porque crescia no peito deles essa euforia e ansiedade e cheguei a conclusão de que por mais que compartilhe com vocês, nada se comparará a estar aqui! Bom, mas respondendo as milhares de perguntas que eu fiz:

St. Patrick’s foi um bispo descendente de uma família rica que buscou evangelizar os Irlandeses trazendo o catolicismo para a ilha.

A data oficial de St Patrick’s Day é 17 de março, feriado nacional, dia da morte do Bispo, conta a lenda que ele foi capaz de expulsar todas as cobras que aqui viviam. Devido a sua grande importância ele se tornou padroeiro da cidade e do país, e criou-se, então, uma festa para homenageá-lo. Ao longo dos anos, o evento foi tomando proporções maiores e passou de um para 4 dias (mas acreditem, em 2006 a festa durou 10 dias!!!!).

As vésperas da comemoração toda a cidade se transforma, bandeiras são colocadas nas janelas das casas, as ruas recebem enfeites nas cores da bandeira do país, o rio e vários prédios são iluminados com a cor verde. As ruas ficam embriagadas de pessoas, é impossível identificar onde é um pub e onde começa outro, tudo vira uma coisa só. Diversas nacionalidades unidas para comemorar, todos com enfeites verdes para fazer parte da festa.

IMG_5607

Aqui na Irlanda é proibido beber a rua, ou comprar bebidas alcoólicas nos supermercados depois das 22:00 horas mas como St. Patrick’s é o maior festival e mais importante evento isso passa a ser permitido em alguns dias das comemorações.

Além da folia na rua – e de muita guinness no sangue – diversas atrações são disponibilizadas para o público: como aulas de danças típicas, exposições, peças teatrais e diversas atividades. Para os Irlandeses, é a oportunidade de comemorar não só o dia desde santo, mas todas as conquistas que a Irlanda já teve, desde sua independência até não sofrer apuros na recente crise econômica europeia

IMG_5508

Do dia 17 de Março é realizado um desfile, (é uma mistura de 7 de setembro e carnaval). Todos vão para a rua assistir, desfilam por lá, militares, crianças, idosos, grupos e membros de organizações, bandas sinfônicas, carros alegóricos e não tem como não se contagiar com a alegria dos que desfilam e dos que assistem, é como te todos fossem um só e cada sorriso tornasse aquele momento mais belo.

Em poucas palavras? St. Patrick’s é uma forma surreal de uma população mostrar ao mundo o quanto amam o lugar que vivem, o quanto é possível ser feliz aqui, e se você puder, passe um St. Patrick’s Day aqui, porque só assim você vai realmente entender que a Ilha esmeralda tem uma magia especial.

Por Valéria Reis

Posts Relacionados