Oktoberfest!!!!!

DSC02365Munique 2012 – ( Bem linda essa foto, hein Tetê)

      Toda vez que você escuta falar em Alemanha, com certeza além do chucrute, você pensa em cerveja, certo?

     Quando pensa em cerveja, pensa naquelas roupinhas da Oktoberfest, aquele vestidinho bonitinho, ou aquela calça com suspensórios…

     Pois bem, vamos falar um pouquinho das festas tradicionais daqui.

     A Oktoberfest tradicional, maior e mais conhecida é em Munique, uma cidade que fica a +/- 250km daqui.
O que nem todo mundo sabe é que essa famosa festa da cerveja acontece na Alemanha 2x por ano, uma no início da Primavera e a famosa Oktoberfest, no início do outono.

     Eu já fui na tradicional festa de Munique, mas o que nem todo mundo sabe também é que na cidade que eu moro, Stuttgart também existem as duas festas, não tão enormes, mas bem grandes também.
Se você quer vir pra festa e ver como de fato é a cultura, eu particularmente prefiro Stuttgart, é uma festa tão cheia quanto a de Munique, mas com menos “turistas”, logo, menos cheia e menos cara, porque a festa de Munique como é a maior do mundo, é muito, muito “comercial” e muiiiiiiiito cheia de gente de todos os lugares do mundo, o que faz dela “um pouquinho menos tradicional” e muito mais cara, por exemplo, a cerveja lá custa €10 e aqui €7, a diferença não parece muito grande? Para os turistas que virão do Brasil, façam a conversão…

     Mas enfim, o que nem todo mundo sabe é como de fato a festa ocorre aqui, e por isso, trouxe algumas fotos para ilustrar a explicação.

     A festa basicamente é um grande ( enorme) parque de diversoes com diversas tendas, cada tenda pertence a uma cervejaria, dentro das tendas sempre tem uma banda tocando as músicas tradicionais da festa, e muitas mesas com bancos ( 10 pessoas por mesa), algumas perguntinhas:

wasen

 

É verdade que todo mundo sobe nos bancos pra beber, dançar e cantar?

– Siiiiiiiiiiimmmmmm, é verdade e os bancos aguentam!!

wasen1( Embora você não perceba, ninguém está no chão, tá todo mundo em cima dos bancos)

(Foto Reprodução)

20130421_151641É verdade que a cerveja é de 1L?

– Sim, também é verdade! ( A curiosidade desse fato também é interessante, alemães nao costumam beber cerveja gelada, portanto, 1L de cerveja esquenta na mão mas eles nem ligam e bebem do mesmo jeito, eu já não sou fã de cerveja, quente, então… Deusolivre(SIC) por isso, a minha dica é, divida com um amiguinho….)

kellnerinÉ verdade que as garçonetes carregam muitas dessas canecas de 1L?

– Caraca, é verdade e muito impressionante, mas como elas ( podem ser garçons também) precisam ser rápidas, costumam meio que te atropelar ( apitando várias vezes) com aquele mundo de caneca se você estiver “meio que no meio” do caminho.

(Foto Reprodução)

halbO que se come nessas festas?
– Como a festa é um grande parque de diversões, fora das tendas existem muitas, mas MUITASSSS barraquinhas de comida, que variam do tradicional salsichão, passando pelos crepes franceses, chegando até aos langos húngaros, sem contar claro, os kebabs turcos, porém, dentro das tendas é mais tradicional, com as comidas típicas daqui ( que vocês já viram em um post anterior) e o famoso meio frango, sim, metade de um frango assado pra você se esbaldar, melar a mão e lamber os beiços!

(Foto Reprodução)

20121014_201846E é legal?
– Eu sou suspeitíssima pra responder!
Eu amooooooooooo essa festinha, e quando você tem uma turma bacana, passa horas e horas, bebendo, dançando e se divertindo.

Paga pra entrar? – Depende, se você reservar uma mesa, paga pela reserva e tem entrada VIP garantida, porque as mesas são todas vendidas, se você não comprou, vai ter que ficar em pé ( ou fazer amizade com os coleguinhas das mesas, dica: Diga que é brasileiro, eles adoram!)

Tem algum inconveniente?
– Bom, pra mim o maior inconveniente é que você pode fumar dentro da festa ( fumantes alegres em 3,2,1) quando sai de lá, sai defumado… mas honestamente, depois de um tempinho vc começa a abstrair o cheiro ( depois de umas bebidas eu diria), outro pequeno inconveniente é que se você não reservar uma mesa, corre o risco de ficar umas 3hs na fila para poder entrar na tendinha… no melhor estilo Hopi Hari!

20120929_135535(0)

(Participação especial da minha amada amiga RafaÉla Archangelo)

Abaixo links para as festas das duas cidades:

Munique: http://www.muenchen.de/int/en

Stuttgart: http://www.stuttgarter-fruehlingsfest.de/

Basicamente é isso.
Se você me perguntar se vale a pena, não pensarei duas vezes!
Vale demais!

20130510_184556

20130421_151439Aproveito o finalzinho do texto para deixar um Feliz Aniversário pro meu alemão favorito!
Te amo marido!!!

Um beijo e até o próximo texto!
( Desculpem estar em falta nas últimas semanas, mas a minha vida tá meio corrida, não tá dando tempo)
Bom Final de semana!