A Ilha Verde

ireland 6

E pra você, pessoa antenada, viciada em internet e frequentadora de blogs e redes social sedentas por notícias do mundo com vontade de conhecer tudo ao seu redor já parou pra pensar na importância da sustentabilidade?

É, o que você viajante, mochileiro tem a ver com isso né? Você só passa pelos lugares mal tem tempo pra aproveitar a paisagem que dirá causar impacto não é mesmo?

Mas já pensou se um dia você não puder mais desfrutar daquela paisagem linda do alto da montanha, ou mesmo que o ar puro daquela cidadezinha que você é apaixonado fosse tomado pela poluição?

O que eu estou dizendo não é tão surreal ou distante de nós. Algumas cidades na China enfrentam níveis terríveis de poluição. Além disso, você já está cansado de ver o que acontece em várias cidades brasileiras após as chuvas, acúmulo de bueiro entupido já se tornaram comum em alguns lugares.

Pequenas atitudes e mudanças na rotina da população podem salvar aquela cidade histórias ou precavê-la de um desastre ambiental.

Quando falamos de sustentabilidade é importante ressaltar seus três pilares: econômico, social e ambiental. Ser sustentável abraça essas três forças e por isso que a sustentabilidade está em coisas grandiosas mas também em coisas simples.

A charmosa Dublin se destaca por isso, apelidada de ilha verde sua beleza vai além das belas montanhas. Aqui, a coleta seletiva é obrigatória em todas as casas, você aprende a importância do lixo desde pequeno.

ireland 3

 

ireland 4

Além disso, carro não é o transporte mais utilizado. Assim como outras cidades da Europa é comum ver os moradores locais e turistas rodado em cima de uma bike. Toda a cidade tem estrutura para que os ciclistas se locomovam com segurança e todos os ciclistas respeitam as sinalizações de trânsito como se fossem carros.

ireland 1

Outro meio de transporte muito comum é o ônibus de dois andares. Você já parou pra pensar que se o ônibus tem mais espaço e gastando a mesma energia de um ônibus convencional sua poluição relativa é menor? Sim, isso também é uma forma de cuidar do planeta.

E não precisa de muito tempo aqui pra você aprender a economizar água e energia, (embora muitas vezes as pessoas só passam a dar valor o que lhe é raro) é muito comum que usem um aparelho chamado boiler para aquecer a água, ao invés do chuveiro elétrico porque o primeiro economiza energia.

E exemplo de pequenos gestos que economizam energia, água e ajudam a preservar o planeta não me faltam e ai te digo novamente, o que você tem a ver com isso? Tudo! O teu canto, a tua cidade pode ser a terra encantada de alguém, além disso quando passar por algum lugar deixe um boa marca, nossas viagens futuras agradecem.

ireland 2Por Valéria Reis