#FuiPraEspanha – O fim do intercâmbio…

No meu ultimo post tivemos um concurso aqui neste Blog, e quem contasse a melhor história de uma experiência de viagem iria ganhar um pequeno presente da Espanha, um souvenir de lembrança e agradecimento !

tumblr_ld6dvhmjgi1qb9uyvo1_500_large

Recebemos ao total 4 textos e juro que foi muito difícil escolher o melhor deles, já que gostamos de todos. Por isso queria agradecer a todos que participaram : Tiago Agres, Luiz Michelazzo, Amanda Pavan e Juliana !!

Muito obrigado mesmo por compartilhar com a gente suas historias, pude aprender, rir e refletir com elas !

Se você ainda não leu as aventuras desses viajantes é só clicar aqui e dar uma olhada nos comentários para viajar com eles 😉

O texto vencedor foi o da Amanda Pavana ! MEUS PARABÉNS Amanda, seu texto me emocionou, e me fez lembrar do meu intercâmbio no México.
Se você já fez um intercâmbio garanto que vai se identificar também:

476498-intercambio-para-as-ferias-de-final-de-ano-2012-2

Eu também #fuipraespanha e vivi aí durante 1 ano como Erasmus, mais precisamente no sul, Sevilla.
Resumir em 200 palavras uma das milhares de histórias vividas em um intercâmbio é praticamente impossível! Mas para você, que esta postando aqui suas experiências de começo de erasmus, te digo um pouco sobre o fim…
Muito mais difícil do que se adaptar com a ida é se adaptar com a volta.
12 meses parece bastante, mas de repente acaba, e você tem de dizer adeus…para um idioma que passou a ser seu primeiro, uma cultura que você aprendeu a respeitar, um país que você passou a chamar de seu, um povo que você aprendeu a admirar, costumes que se tornaram sua rotina, amigos que se tornaram sua família…de um dia para o outro acaba, e difícil mesmo é se readaptar, o Brasil já não é mais seu lugar, um pouco de você ficou na Espanha, e em todos os países que você conheceu.
Depois de muitos perrengues, principalmente em hostels, e com a Ryanair, depois de muitas risadas, principalmente com seus amigos/família, depois de acumular as melhores experiências da sua vida a única coisa que você quer é viver tudo mais uma vez, mas Erasmus só se vive uma vez na vida! Portanto fica uma dica, aproveite ao máximo cada segundo!

caminho de casa

Sei que falta muito para terminar meu intercâmbio aqui em Madrid, mas acredito que nos preparamos muito antes de embarcar nesta incrível jornada, só que nos esquecemos de nos preparar para voltar… e por mais saudades de tenhamos de nossa terra natal, a volta nunca vai ser fácil…

Vamos ver se com essa dica, desta vez eu me prepare melhor para o final dessa aventura que só ta começando XD

E você ? o que acha ?
Já sentiu algum choque de retorno quando voltou de alguma viagem/intercâmbio ?
Compartilhe com a gente sua experiência !!

  • Amanda Pavan

    Fiquei muito feliz que vocês escolheram meu texto para ser publicado aqui!
    Gosto muito dessa troca de experiências, afinal, isso que é um intercâmbio, uma troca!

  • @ Andre, das sehe ich auch so. Schon so viel Pech gehabt dieses Jahr. Halt den Kopf hoch Timo!