Conselhos de uma intercambista

val 1

Fazer intercâmbio é começar uma vida completamente nova, é estar disposto a construir tudo do zero. Ir para uma nova casa, uma nova rotina, um novo caminho Quando você pensa em partir pensa também porque não ficar, afinal você ama estar com sua família, tem os melhores e mais divertidos amigos do mundo, tem um bom emprego  ou está no meio do seu curso numa faculdade super legal! Além disso, tem aquela história de sair da zona de conforto (que todos nós temos medo) e de passar perrengues, frio, se perder, não conseguir se comunicar no idioma do país que  estiver ou se meter em uma enrascada por ser mal interpretado.

Woman Looking at Statue in Park, Madrid, Spain

E ai você se pergunta se vale mesmo a pena passar por tudo isso, se isso vai ser bom pra você, se você vai conseguir ficar um, três, seis meses ou até um ano. E mil outras questões vão surgir na sua mente e mais mil outras justificativas pra você ficar. E se eu te disser que é fácil e é só juntar algumas roupas na mala e partir estarei mentindo. Mas sabe aqueles 20 segundos de loucura insana que todo mundo precisa? E que a gente sempre se arrepende de ter usado em maus momentos, então, use pra isso e acredite em mim, vai valer a pena.

Você vai se desafiar e não existe nada mais gostoso do que se superar. Vai aprender coisas sobre outros países que jamais imaginou porque serão pessoas que nasceram ou moraram lá por anos que irão te ensinar. Aprenderá a se virar sozinho, a viver com pouco, a se tornar mais independente e não digo só em relação dos seus pais, mas sim de tudo, porque é como se você se desprendesse de tudo que já viveu sem deixar de ser quem você é, mergulhando em um novo mundo. E você nunca mais vai deixar seus amigos irem comer Temaki porque você fará em casa, já que aprendeu com um Japa legal que conheceu no seu intercâmbio. Repetira como uma criança “Mind the gap” sempre que sair de um trem e achará graça disso e depois de um tempo você ainda vai dizer que tem os melhores amigos do mundo, mas que eles estão espalhados pelo globo e a cada nova amizade você se tornará mais rico culturalmente porque cada um sempre tem algo a ensinar.

val 4

Você nunca mais ficará em silêncio ao ver uma nação sofrer ao lutar por melhores direitos porque você viveu ao lado de pessoas daquele país, conheceu sua história e sabe o que realmente acontece com aquela população. Você será mais forte, mais corajoso e muito mais intenso porque vai entender que a vida é muito mais do que a gente pode entender, e deixará de se importar com coisas bobas e experimentará, conhecerá e aprenderá. E como diria Einstein “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”.

E o mais legal de tudo? Você irá encontrar seu melhor amigo, sim sim acredite em mim! Ele estará lá 24 horas com você, te apoiará nos dias mais difíceis e solitários, te ajudará a tomar as decisões mais complicadas e corajosas e em momento algum ele partirá porque ele não estará em um lugar onde você não esteja porque você e ele serão um só, porque com o tempo que você descobrirá que você será seu melhor amigo e estar sozinho não será mais ruim pois você aprendeu como é bom estar em paz consigo e você nunca mais será o mesmo.

E são tantas coisas boas que um intercâmbio vai te trazer que um texto jamais será capaz de te explicar porque algumas coisas precisam ser vividas e acredite tudo é possível quando você deseja. E se eu pudesse dar um conselho a você leitor eu diria, vá viajar porque viajar é viver.

val 2

Por Valéria Reis.

  • Zinho

    O melhor da minha vida foi sem duvida o ano que estive de intercâmbio !!!

    Estou vivencio um intercâmbio universitario agora e juro que nunca aproveitei tanto as aulas, não só da faculdade, mas as aulas do dia a dia sobre este pais maravilhoso que é a espanha ! #FuiPraEspanha 😉

    Otimo texto val !!! realmente conseguiu transmitir um pouquinho do que é viver um intercâmbio por texto !!!

  • Vinícius

    Muito bom o texto, Val. Fiquei inspirado ao ler, parece que você está aproveitando muito bem seu intercâmbio. Espero que se surpreenda ainda mais !