Universidade de Oxford – O que pensa uma brazuca na Inglaterra?

Por Veridiana Miranda

Com muito prazer que venho aqui inaugurar minha coluna no Estevam Pelo Mundo! Conforme escrito no meu perfil, moro na Inglaterra, mais precisamente em Guildford no município de Surrey. Há aproximadamente um ano atrás me mudei pra Inglaterra para o meu primeiro intercambio, não com o intuito de aprender inglês, pois fui alfabetizada na língua, mas sim para estudar. E tive a grande sorte e talento, hahaha, de poder fazer um intercambio em uma das maiores universidades do mundo, a tão famosa University of Oxford.  Aproveitando a deixa no assunto de intercambio universitário, vou contar para vocês um pouquinho como foi estudar lá. Em um próximo post, conto o que ganhei e aprendi e o que me fascinou na Inglaterra. Chega de formalidades e vamos ao que interessa. 

veri 7

veri1

Ser aluna intercambista em Oxford não foi nada fácil. Ao contrario de MUITA gente que vem fazer ciência sem fronteiras e outros programas de intercambio, minha vida durante 6 meses foi de longe uma farra. Acredito que foi um dos períodos o qual conheci pessoas que eram apaixonadas MESMO pelo que faziam na área que estudavam e realmente se dedicavam. Sim a maioria dos alunos são MEGA inteligentes e as conversas de mesas de bar, não são apenas sobre a balada da noite anterior ou da próxima festa, mas sim sobre áreas que estudam e debatem sobre tópicos e muitas vezes vai a noite inteira.

veri3     O meu esquema de ensino era diferente dos alunos regulares, porém também tinha o sistema de Tutorial…vou explicar um pouquinho o que é esse método e como funciona, então pegue um lápis e um papel e anote ai como eu estudei.

Esse sistema de “tutorials”  é o que faz Oxford e Cambridge tão únicas, pois o método é aplicado em ambas.      Um tutorial é praticamente uma aula em um grupo pequeno de alunos         (máx. 10) com um professor designado, no caso de ciências exatas são professores da sua própria “college”, e no caso de ciências humanas os professores são do departamento da matéria estudada e do seu college. Tá, vocês devem estar achando que eu estou falando grego, então vou explicar como é dividida a universidade de Oxford e o que são todos esses termos que estão em aspas.

A Universidade de Oxford não é designada em um campus, muito pelo contrario, ela é espalhada pela cidade toda, nas tais colleges. Oxford é composta de aproximadamente 38 colleges, as quais incluem de graduação e de pós graduação (mestrado/doutorado/MBA[menos comum aqui])  e cada college é uma instituição de Oxford que possui um numero X de alunos. Todo college tem o sua própria área de refeições, ou “dining halls”, capela, edifícios com respectivas salas de estudos, bibliotecas, e obviamente seus dormitórios. Um semestre em Oxford dura 8 semanas, e a cada 8 semanas eles tem em media 4 semanas de intervalo. Alem disso todo college tem o seu próprio bar, que na grande maioria das vezes é administrado pelos alunos. Caso um college tenha alunos de graduação e pós graduação, eles são divididos em JCR e MCR (Junior commom room e Middle commom Room) e cada um deles tem seus respectivos horários de refeições e dias de eventos separados.  Portanto, se um dia você vier a Oxford não faça a pergunta que TODO o turista estrangeiro faz “ where is the university?” “Onde é a faculdade?”.

Eu fazia parte do JCR de uma das colleges de Oxford chamada New College, que de nova não tinha nada. New College é do século XIV (14) e toda a construção se mantém, obviamente os interiores foram reformados e etc, mas a estrutura, layout e prédios são daquela época! E sim para os amantes de Harry Potter, Oxford toda parece que você está dentro do filme.

Método de ensino: 

Os tutorials, ou aulas particulares, acontecem normalmente toda semana e várias vezes na semana. Porém, no meu caso, era 1 vez por semana para uma matéria de 8 créditos e a cada 15 dias para uma matéria de 4 créditos. O máximo cursado pelos alunos de Oxford são 20 créditos por semestre letivo, no total de 60 créditos ao final de cada ano. Ao contrario dos alunos regulares, eu não era permitida a assistir a aulas, o que complicou bastante para mim quando estava aprendendo coisas completamente novas. Apesar de tudo, foi assim que aprendi a me tornar meio auto-didata, pois não tinha um professor me dando matéria de forma mastigada e pronta em forma de slides. Eu tinha que sentar o popo na cadeira, abrir livros e ler, resumir, fazer cálculos, gráficos, etc para entender o que estudava. Em todo tutorial os alunos são designados tarefas, as quais serão apresentadas e discutidas com o professor e os outros alunos e avaliada com nota. As formas de avaliações vão desde a folhas de exercícios até apresentações, pesquisas, powerpoints, etc.

“Tá Veri agora fala sobre a vida universitária, não é possível que esse povo sé estude!!” – é isso que deve estar se passando pela sua cabeça.

Bom a vida universitária de um aluno de Oxford…

veri 4

veri 5

veri 6

É bem agitada – e assim como a nossa no Brasil – com diversos eventos que incluem uns bons drinks. Dias de sair normalmente são de 3ª a 6ª feira, e de final de semana eles não saem muito e focam nos estudos. Existem algumas boates que são bem frequentadas e populares, sendo elas: Park End de 4ª feira, Bridge as 5as feiras, Camera e Wahoo de 6as feiras. Não sei se vocês sabem, mas a vida noturna aqui começa por volta das 22 e termina no máximo as 3 da manhã, bem diferente da nossa, mas não vá achando que os ingleses não sabem se divertir e aproveitar esse tempo bem. Acreditem: eles sabem – e assim como a maioria dos universitários – bebem bastante, dançam  a todos os estilos de musica, e rola paquera e pegação como em qualquer universidade do mundo! Normalmente o pessoal se encontra no dormitório de alguém ou em alguma casa par fazer aquela “pré” bem bacana. As bebidas normalmente não são tão caras nas baladas, e o sistema é de paga e bebe, sem contas e enrolações para fim de balada.

veri2

 

Acredito que para meu primeiro post, escrevi bastante e trouxe várias informações para vocês, mas no próximo post conto mais detalhes sobre as baladas, eventos durante o ano, as sociedades de esportes e outros interesses, e mostro mais fotos de Oxford!

Deixo aqui um beijo e um abraco diretamente da Inglaterra.

FELIZ 2014 e Happy Holidays!
Veri

Posts Relacionados

  • bruno

    Parece muito harry potter msm!

    • Ola Bruno!! Vc viu so! Nos proximos posts coloco mais fotos e vc vai achar mais ainda!! Apareca sempre por aqui!

  • Interessado Oxford

    Veri, boa noite. Qual o valor do curso?

    Obrigado

    PS: Você é linda

  • Interessado Oxford

    PS2: escreva mais!!